segunda-feira, agosto 23

A vida é muito mais que política



É! Gostei desse vídeo. E tirei uma coisa muito interessante disso tudo: comecei a ler a constituição brasileira. E por aí vai, pois quero agora ler todos os tipos de leis que me sejam úteis. Digo isso pois não quero ler as leis estaduais. Apenas a de São Paulo.

Mas o Felipe Neto me fez pensar e, complementando o que ele disse, acho que as pessoas desmotivadas desmotivam demais. Eu em tornei representante da minha sala na Etec de Ibitinga. Embora não esteja fazendo nada, ninguém queria saber de sobre nada que tivesse a ver com a função representante. Quando me elegi, todo feliz, me bateram palmas como se tivesses se livrado de um peso a mais nas costas. É! A função de representante deve ser muito difícil. Reuniões virão, falar me público pra um monte de gente desinteressada e que gosta de te zuar e dar de esperto quando você fala alguma coisa errada (nessa hora todo mundo fica crítico) por menor que seja, fazer coisas pela melhoria da turma e da escola, etc.

Já participei de uma reunião e, fiquei sabendo de muita coisa que não sabia. Foi um aprendizado. E aprenderei muito mais pelo jeito, até o fim do ano que vem. Mas o que me deixa triste, é que não dá vontade mais de ser representante. Se tornar motivador, quando ninguém é, é arte pra poucos. Eu não sou mágico e já me culpei por não conseguir motivar ninguém. A energia negativa de todos me influenciou. Estou sem falar nada em público, sem propor nada e me sinto um babaca. Todo mundo está acomodado.

A Etec nossa, é sensível. Como assim ''sensível''? Ela vai empregar gente. Afinal, escolas técnicas estão em alta. Todos não tem mais aquele monte de matérias do ensino fundamental e médio. O que ocorrerá agora? Todos vão se empregar, ganhar dinheiro e talvez evoluir na carreira e a Etec de início, me parece ótima. Mas ninguém será crítico. Todos querem ganhar dinheiro para mudarem suas vidas pra melhor. Mas então os governos não estão dando conta e fazem mais cursos ténicos pra deixarem as pessoas empregadas, os empresários felize nós como ''gado civilizado''? Socorro!

Tô com medo. Faz tempo que não fico com medo.



Além disso, ninguém ajuda ninguém e nunca ajudarão tanto. Todo mundo tem nojo de miséria. Não é só o Serra. E os políticos na verdade, existem com a obrigação de tirarem todos da miséria, pra um dia poderem ser beijados e terem suas feridas lambidas sem nojo. Sujeira não é mais comum. Já acabou o tempo em que existiam grandes populações selvagens. Isso não pega mais. Estamos acomodados e com mais acesso a uma saúde* melhor.



Ter nojo de sujeira e miséria é nada mais e nada menos do que uma reação a o que pra nós é melhor. É triste e por isso, ninguém quer ajudar. Infelizmente o ser humano é um problema grande. Não quero entrar emreligião, mas já entrando, acredito que nós somos instáveis e não há espírito ou Deus que vá nos melhorar. Todo mundo reza, mas quando vem o Inri Cristo falar que é Jesus, todo mundo dá risada. Ninguém acredita em espírito ou santo. Só quem diz que sentiu ou disse que viu. Mas todo mundo só reza e vai à missa, porque desde cedo, tem medo de ter uma vida pior ou ir pro inferno. Quando estamos vulneráveis, temos ou já tivemos o costume de pedir algo pra Deus. Correto? Tá aí mais uma coisa ruim no ser humano, que todos odeiam, mas que é quase automático: o interesse. Culpa nossa? Falta de índole? Não!

O jeito é viver na mesmice e só evoluir tecnologicamente, mas esquecer de evoluir de cabeça. Educação de qualidade, como diz o Felipe Neto é importante e deve ser uma prioridade. Mas a educação de qualidade deve sempre inovar e também ensinar os alunos a ouvir e opinar. Pois se nem todas as escolas ouvem seus alunos e não os respeitam**, como vai haver educação de qualidade? Nem com vários bilhões. Deve haver integração também, igual teve no curso do PET no Senac que fiz e que quase abençoo, haver aulas de respeito a tudo e todos, oratória, proposição de soluções, insitigando os alunos a criticarem o que é visto, como organizar, limpar e cuidar bem de uma casa, o valor das coisas, tecnologia e mais, a escola além de ouvir e respeitar tem que exigir o melhor do aluno da forma correta e seguir conselhos deles. Pra finalizar, também deve investir junto nos cursos profissionalizantes em todas as escolas, pra ajudar cada vez mais alunos. Assim, o português, a matemática e o geral, surtirão efeito pra resto das gerações que virão.

*Quando me refiro ao acesso, é que temos tecnologias e não que estamos em condições de sempre dispor dela.

**Nas escolas em que estudei, os alunos eram vistos como ''mais uns'', sem moral e as escolas não tinham tempo pra nada, mas pra dar bronca e sermão elas tinham. A escola tem que arranjar algum tempo pro bem também, se está interessada na melhor educação.