quinta-feira, maio 27

Enquete: Prestígio ou poder?

Postagem modificada, para melhor aproveitamento em: 29/05/2010


Bem, nós temos visto nos últimos tempos, uma descrença por parte dos mais poderosos, com o acordo firmado pelo Irã e apoiado pelo Brasil.

O Lula disse isso: “Vocês estão acompanhando pela imprensa. Nas vésperas que eu estava lá, tinha gente dizendo ‘Ah, o Lula é inocente, o Lula não sabe nada’. Porque tem gente que ao invés de sentar na mesa para negociar prefere mostrar ‘Eu tenho força, ou dá ou desce!’. Eu não sou assim. Comigo ninguém dá e todo mundo desce. Esse é o meu lema”, disse o presidente.
Os países que hoje estão totalmente descrentes e querem sanções mais duras contra o Irã, têm em sua história, grandes barbaridades: invasões, êxodo rural, igrejas corruptas, despotismo, escravidão, imperialismo e muito mais (afinal, não sou professor de história).

As interferências na cultura deste povo, são antigas.

As sanções, foram muitas. Porém, entende-se que não há medo alguma de mais outras:



"Dói, um tapinha não dói
Um tapinha não dói
Um tapinha não dói
Só um tapinha...(2x)''



Lula, por outro lado é famoso por sua pacificidade e pela vontade de uma reforma na ONU e é digno de prestígio internacional. Ainda, demonstra que, o mundo pode ter no futuro, um novo secretário-geral da ONU (atual, Ban Ki-moon) ou um novo presidente do Banco Mudial (atual, Robert Zoellick), brasileiro.

Mas, será que o presidente de um país subdesenolvido, pouco militarizado, com história desprestigiosa, que vende grãos em escala mundial, mas compra de fábricas de automóveis, lojas de eletrônicos com tecnologias multinacionais e  é a décima economia do mundo, será capaz mudar alguma coisa?

O que vale mais? O prestígio ou o poder?


Os textos das enquetes procuram a partir de hoje, NÃO EXPRESSAR, a opinião do autor.