terça-feira, maio 19

CPI sim

Meu Deus, o que há de mal em se abrir uma CPI da Petrobrás?
Ninguém, que saiba que petróleo é algo muito usado hoje em dia, vai deixar de comprá-lo do Brasil ou atrapalhará os negócios brasileiros no ramo, por conta de uma suspeita ou até de uma fraude de grau desconhecido.
É importante que se investigue algo e muito bem, quando se trata de uma empresa como ela é. Se isso prejudicar a empresa, isso depois passa, com certeza, afinal, honestidade em primeiro lugar, pincipalmente quando se trata de uma petrolífera de tal porte. O Lula e os que são contra esse CPI, ficam por aí falando que essa CPI é do PSDB, como se o povo não tivesse direito de saber de nada não é? Ainda sei pouco sobre o assunto, mas o suficiente pelo que acompanho nos noticiários diários da internet e da TV.

Vamos ver dois pontos de vista diferentes:

PSDB:

Ao lembrar que foi no governo Fernando Henrique que a Petrobras avançou nos trabalhos de descoberta e pesquisa do pré-sal e se tornou a empresa que é hoje, o senador Sérgio Guerra também avisa: "os petistas podem ficar tranqüilos: a Petrobrás será fortalecida como empresa de todos os brasileiros e, sob a administração do PSDB, a empresa voltará a ser administrada pelos critérios da eficiência profissional. A Petrobras deixará de ser uma "boquinha" dividida entre o PT e seus aliados. É isso que os petistas e seus aliados mais temem: a perda dos altos salários e das mordomias que existem na estatal".
Fonte: Agência Tucana

PT:

A gestão neoliberal tucana marcou, sem dúvida, a história da Petrobras, com três fatos: a fúria anti-sindical que tentou aniquilar os trabalhadores na greve de 1995; o naufrágio da plataforma P-36, no qual onze trabalhadores morreram, em 2001; e a tentativa marota de mudar o nome de Petrobras para Petrobrax, em 2000. A alegação para a mudança era o fato de que a Petrobras é uma empresa internacional e não poderia ter seu nome associado a um país. Diante da revolta que eclodiu em todo o país, o governo tucano desistiu da mudança. Se aceitássemos a pequena malandragem, o passo seguinte seria dizer que uma empresa com ações em Wall Street não poderia estar sob comando estatal.
Ricardo Berzoini é presidente nacional do PT



Site dos dois partidos:

PT (Partido dos Trabalhadores)

PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira)

Até logo!