quarta-feira, abril 8

Química experimental

Hoje tivemos uma aula experimental em química (ALELUIA) e talvez a única em 3 anos estudando essa disciplina.
Eu ajudei nas experiências (uuuhhhuuu) e também deixei uma caixa lotada de giz dela cair no chão.

Foram experiências simples e interessantes.

Primeria experiência: Dividir um tablete efevercente em quatro partes. Com a tesoura a professora não conseguiu repartir o tablete efevercente, então eu corri na cozinha e cortei com uma faca o efevercente. A ''Biju'' é que me deu a faca. Em menos de 3 minutos eu já estava lá (tenho 1,04 de perna). Daí ela separou dois copos americanos, um com água fria e outro com água quente (a com água quente, guardada numa garrafa térmica estava com aroma de café, hahaha). Três pedaços estavam perfeitos, mas um eu deixei quebrado. Mas mesmo assim deu tudo certo. E a conclusão da professora foi a mesma que a minha. Não vou entrar muito na parte química, mas já sabia que a metade do tablete inteiro que estava na água quente se dissolviria primeiro e o que eu pensei bateu com o que ela pensou, mas é lógico que ela explicou com uma forma bem mais científica que a minha.

Segunda experiência: mais um tablete do efevercente, mas só ambos em água em temperatura ambiente. Uma metade toda triturada e outra metade inteira. Nem preciso dizer que a metade do tablete inteiro demorou mais pra se dissolver e que acho que todo mundo já sabia o por quê. Depois dessa experiências ela explicou muita coisa e vi que uma simples experiência é importante pra um melhor entendimento.

Por que eu já sabia como seria a reação com cada um dos tabletes? Porque desde criança eu sou curioso e até irrito (mesmo que na zoeira) os ''parças de classe''. Meu irmão é que gosta de falar e exagerar quando fala das minhas experiências. Eu tinha a mania de guardar tudo o que via, lá na geladeira como por exemplo sal com saliva, saliva, efevercente, gotas de detergente e de água na firgiedeira ainda quente ou no fogão ainda quente, sabonete com perfume caro da minha avó (ela até hoje não sabe idsso), gel com produto de limpeza,. Guardava gelo com barbante, katchup com moeda (esse último foi exagero), mas enfim, eram experiências loucas. Ele devia me achar um panaca (hahahaha).

É isso por enquanto, até logo!!!