terça-feira, março 24

Debate: água privatizada

Bem, se você viu a postagem anterior e leu sobre o assunto, vai estar diposto a participar desse debate (se no caso não entender do assunto). Não vou entrar em Dia Mundial da Água nesse debate, pois aquilo foi apenas um pretexto pra promover esse debate sobre o tema ''água'' (risos).

Todos os dias vemos naquelas conta de água, uma mensagem de conscientização, mostrando o quanto gastamos de água por atividade feita.

Acontece, que a água não vai acabar NUNCA, o que ficará escasso é a água pura.

Porque existem tantas campanhas de cosncientização e preservação da água por todos os cantos?

Porque acabando a água pura, a água terá de ser limpa e isso encarecerá a água por conta de mais produtos químicos, físicos e biológicos, além também, de uma quantidade grande produtos químicos na água, poderem trazer efeitos colaterais para o organismo. Existe um tipo de processo (que não lembro o nome agora) que faz a água evaporar, separando-a da sujeira daí ela fica pura, mas teremos que colocar algumas substâncias químicas nela pra então ela ficar potável (que é diferente de pura).

Mas o que realemente incomoda, é que temos que COMPRAR água e pagamos caro para ter uma água boa dentro de casa. Aqui na minha cidade, a água não é cara, é tratada e não tem gosto forte, mas é péssima quando se refere à enxágue (de louças, de cabelo, etc). Em Franca onde tem Sabesp, a água é cara, tem gosto meio forte(mas não é ruim), mas é de excelente enxágue. Ainda digo mais: água nós até encontramos em alguns lugares, mas é barrenta, salgada e nociva à saúde. E se fosse grátis, talvez fosse muito mais gasta e a demanda seria maior (podendo ocorrer o racionamento) fazendo explodir estações de tratamento por ser grátis, porque ninguém teria que pagar uma alta conta no final do mês.

Então por isso te pergunto:

É correto privatizar a água? O que aconteceria se ela fosse gratuita e de boa qualidade (ex: ''ahhh, meus banhos durariam uma 1 hora no mínimo'')?

Participe, abraços!!!