sábado, fevereiro 21

Vocação eu tenho, mas não sei qual escolher?

Segunda postagem de hoje

Hoje em dia, com um mercado de trabalho crescente e carente de mão-de-obra qualificada, além das novas tecnologias que surgem, como por exemplo, a biotecnologia que por muito tempo foi ''mascarada'' por causa do crescimento das cidades e peloo aumento da renda per capita em muitos países e há alguns anos atrás começou a ser valorizada. Hoje é sinônimo de salário bom e considerada (talvez) umas das profissões do século 21
. Essa será uma das mais promissoras (com certeza).

Aí um dia (talvez) cada um de nós fará algum curso com o intuito de conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Começam então as dúvidas. O que vou fazer?

O que é vocação:

(vo.ca.ção)

sf.

1. Inclinação ou talento especial para o exercício de certa profissão ou atividade: "Não tem vocação comercial nem industrial." (Machado de Assis, Helena)) [ + a, (P.us.) de, para : vocação à /da /para a medicina. antôn.: Antôn.: inaptidão, incapacidade. ]

Nós nascemos com ela dentro de nós? Sim, mas com as diversas profissões que nascem, fica cada vez mais difícil descobrir qual será ela ou se é acessível. Então, se você estiver na dúvida, procure uma profissão que tenha um pouco haver com o que você gosta. Quem gosta de letras, mas não quer ser professor de português, poderá optar pelo jornalismo. Quem gosta de exatas, não precisa lecionar matemática, pode ser engenheiro ou economista por exemplo. Eu gosto de editoração, mas como fica inacessível pra mim, optei por esse ano de meus primeiros vestibulares, tentar uma vaga em biblioteconomia. As duas são crescentes, com pouca concorrência, mas biblioteconomia fica mais acessível pra mim. Entende? Você (na minha opinião), pode pensar se a ''profissão dos sonhos'' dá dinheiro (se não der, é melhor pensar bem) e se é muito procurada nas ''vestibas'' do país (se for, ou desista, ou se esforce muito pelo que você quer). Se você pensar e considerar um bom negócio, reflita se precisará morar muito longe da casa dos pais, se você aguentará isso, se há empregabilidade na sua região, etc. Se quiser estudar fora, seja ainda mais cauteloso.

Assim você com certeza vai pensar como eu: eu quero, eu consigo e não desistirei.

Só consegui fazer essa postagem graças às dicas do Max Gehringer (Fantástico), programa Balanço Geral (tv Cultura) e também, a esse link.

Espero ter ajudado. É a primeira postagem mais séria que fiz. Ia fazer uma coisa como um debate, mas precisei recorrer a outros recursos pra fazer esse post. Estava cansado por estar estudando pro vestibular atualmente. Uma porcentagem do que foi escrito, veio da minha cabeça mesmo (com toda a modéstia).

Espero ter agradado a você leitor(a). Até logo!!!