terça-feira, fevereiro 24

Capitalismo: debate

Hoje eu estava arrumando a cozinha e de repente alguém bate palmas (isso é verdade):

Era um morador de rua que me disse:

''Oi tudo bem, vou te dizer com toda sinceridade e educação, eu sou morador de rua e nós estamos passando nas casas pra pedir comida. Você não tem um pacote de macarrão pra dar pra ''nóis'' poder comer? Olha nós estamos pedindo comida é pra comer e não pra jogar fora, tá?''.


''Tá certo vou ver com a minha mãe''...

Entreguei pro cara um pacote de macarrão parafuso que eu tinha guardado no armário.. Você talvez já pense naquele discurso do tipo ''enquanto nós temos comida e desperdiçamos, tem outros que ficam passando fome e não tem o que comer''. Na verdade, eu não penso assim, e digo mais. Jogando ou não jogando fora a comida, ele vai continuar passando fome. Foram inventar o capitalismo e agora ficamos nessa de ''eu como enquanto e você não'', ''eu como melhor que você'', ''eu me visto melhor que você'', ''eu tenho mais coisas e bem melhores que as suas'' etc. Não estou sendo um cara mau e nem orgulhoso ou antipático, é assim que vejo as coisas. Nasceu a desigualdade e junto, o amor inatingível aos bens materiais (cada caso é um caso).

Mas penso também que sem ele não haveria um mundo com estradas, água encanada, computador, comida pronta, automoveis etc, e sim, muita fartura em comida, menos doenças, água limpa e abundante, temperatura equilibrada, etc. Se bem que se você estudar a história do começo da civilização (que nem eu, que estava estudando a matéria de história esses, dias pro vestibular 2010), vai ver que o homem desde já era e é (a grande maioria) um ser individualista.

Me responda você. Você é feliz com o capitalismo? Você é porque convive bem com ele, ou porque mesmo passando por gravíssimas dificuldades financeiras, ainda pensa que o capitalismo é uma coisa razoavelmente boa, ou seja, acha que é uma coisa boa ou talvez, necessária?

SE MANIFESTE e até logo!!!